14.7.08

Picada de abelha

Em 2002, o Grupo RBS sofreu mais um baque na sua credibilidade, quando divulgou pesquisa eleitoral manipulada pelo IBOPE às vésperas do segundo turno, bem como apresentou uma boca-de-urna extravagante, repetindo a diferença de 14% entre Rigotto e Tarso. Apurados os votos, a diferença foi de 5%. Cabe ressaltar, que o IBOPE conseguiu a proeza de errar em 90% das pesquisas encomendadas a ele naquele ano.
Fontes oficiosas dão conta do cancelamento de mais de 25 mil assinaturas da ZMentira na ocasião e, as conseqüências disso, a meia-dúzia de leitores acompanha a história neste blog.
Para a eleição de 2006, em edital na página 13, de 16 de março, a RBS vem a público relatar as regras da empresa e de seus funcionários para aquele pleito. O mesmo se deu neste ano, cuja data não nos vem à memória agora. Sabe aquela máxima de que o papel aceita tudo? Pois bem, tanto em 2006, como agora, apenas tinta e papel desperdiçados.
Está aí a editora de política e abelha-rainha do jornalismo guasca a dar a sua picada, isto é, pitada, antecipando resultados sobre a eleição municipal em Porto Alegre, como bem apontou o blog Diário Gauche, sendo a juíza do pleito. Tudo já está decidido.
Diante do que foi apurado, e que a mídia, obviamente, não tem interesse em esclarecer, quanto mais não seja para preservar a sua credibilidade e a de seus funcionários, caberia mais reservas a esta colonista. Ações policiais no RS e em SP apontam as relações muito próximas e promíscuas de empresas de comunicação e seus funcionários com esquemas de roubalheira do dinheiro público. Quem tem uma imagem a zelar - recomenda o bom senso - mais do que ser, tem que parecer ser honesto.

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