Onde? Porto Alegre-RS
Como?
-A partir de um grupo de cidadãos que há algum tempo trocavam e-mails sobre a maneira como são tratados assuntos de interesse dos movimentos sociais e políticos, discordantes do ponto de vista da “grande imprensa”.
- É um movimento cívico e apartidário que briga contra a Falta de Ética e Imparcialidade na mídia.
Quando?
-Pós eleição do governador Olívio Dutra (1998) a RBS assumiu um papel centralizador, servindo à construção de “verdades” e disseminação de informações não condizentes com a realidade.
- O movimento surgiu em novembro de 2002, após o episódio RBS/IBOPE.
Por que?
-Os meios de comunicações são concessões públicas. Devem portanto estar a serviço dos cidadãos e ter compromisso com a ética!
-Devem tratar todos os lados envolvidos na notícias da mesma maneira. Deve haver contraponto!
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-Os meios de comunicação podem e devem se posicionar politicamente. Em editoriais, colu-nas, etc...
-O leitor deve sempre ter condições de dife-renciar o que é a notícia do que é a posição do jornal!
-Deve-se definir o limite de ação da empresa, para se evitar o monopólio!
- O material veiculado deve ter um mínimo de produção local!
-Empresas de comunicação não devem estar vinculados a outros tipos de empreendimen-tos ou negócios – ex: telefonia, agronegócios, construção civil, produtoras.
-Jornais, rádios e tvs devem ser feitos por jornalistas/comunicadores.
- Controle do capital externo nas empresas de comunicação.
- Preservação da memória.
-Empresas de comunicação não devem estar vinculados a outros tipos de empreendimen-tos ou negócios – ex: telefonia, agronegócios, construção civil, produtoras.
-Jornais, rádios e tvs devem ser feitos por jornalistas/comunicadores.
- Controle do capital externo nas empresas de comunicação.
Resultados Obtidos...
-Avalanche de cancelamentos de assinatura do Jornal Zero Hora (~40mil).
-A RBS teve que dar a cara para bater.
-Começou articular parcerias com Universida-des.
-Campanha BR-101.
- Campanha TRATE BEM AS CRIANÇAS.
-Somente tentativas tênues de visibilidade através de algumas campanhas, numa tentativa de aproximação do público.
-Mas de poucas mudanças efetivas rumo a ética e imparcialidade.
- Mantém-se distante do seu “Manual de Ética, Redação e Estilo”.
A RBS não é o único veículo a atropelar as mais básicas regras de jornalismo.
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