4.7.08

Como, quando, onde e por que? Um pouco da história.




Onde? Porto Alegre-RS
Como?

-A partir de um grupo de cidadãos que há algum tempo trocavam e-mails sobre a maneira como são tratados assuntos de interesse dos movimentos sociais e políticos, discordantes do ponto de vista da “grande imprensa”.

- É um movimento cívico e apartidário que briga contra a Falta de Ética e Imparcialidade na mídia.
Quando?

-Pós eleição do governador Olívio Dutra (1998) a RBS assumiu um papel centralizador, servindo à construção de “verdades” e disseminação de informações não condizentes com a realidade.

- O movimento surgiu em novembro de 2002, após o episódio RBS/IBOPE.

Por que?

-Os meios de comunicações são concessões públicas. Devem portanto estar a serviço dos cidadãos e ter compromisso com a ética!

-Devem tratar todos os lados envolvidos na notícias da mesma maneira. Deve haver contraponto!
=================

-Os meios de comunicação podem e devem se posicionar politicamente. Em editoriais, colu-nas, etc...
-O leitor deve sempre ter condições de dife-renciar o que é a notícia do que é a posição do jornal!
-Deve-se definir o limite de ação da empresa, para se evitar o monopólio!
- O material veiculado deve ter um mínimo de produção local!
-Empresas de comunicação não devem estar vinculados a outros tipos de empreendimen-tos ou negócios – ex: telefonia, agronegócios, construção civil, produtoras.
-Jornais, rádios e tvs devem ser feitos por jornalistas/comunicadores.
- Controle do capital externo nas empresas de comunicação.
- Preservação da memória.
-Empresas de comunicação não devem estar vinculados a outros tipos de empreendimen-tos ou negócios – ex: telefonia, agronegócios, construção civil, produtoras.
-Jornais, rádios e tvs devem ser feitos por jornalistas/comunicadores.
- Controle do capital externo nas empresas de comunicação.


Resultados Obtidos...



-Avalanche de cancelamentos de assinatura do Jornal Zero Hora (~40mil).
-A RBS teve que dar a cara para bater.
-Começou articular parcerias com Universida-des.
-Campanha BR-101.
- Campanha TRATE BEM AS CRIANÇAS.
-Somente tentativas tênues de visibilidade através de algumas campanhas, numa tentativa de aproximação do público.
-Mas de poucas mudanças efetivas rumo a ética e imparcialidade.
- Mantém-se distante do seu “Manual de Ética, Redação e Estilo”.


A RBS não é o único veículo a atropelar as mais básicas regras de jornalismo.

Nenhum comentário: