16.9.09

Barriga editorial de Zero Hora

A edição desta quarta-feira do jornal Zero Hora traz um editorial comemorando o fim da censura contra O Estado de S. Paulo. Só que isso não é verdade. Ontem (15), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal apenas afastou do processo o desembargador Dácio Vieira, amigo da família Sarney. Não houve julgamento da liminar impetrada pela defesa do jornal para poder publicar o conteúdo das investigações da chamada operação “Boi Barrica”. Basta ver que o site do Estadão ainda ostenta, nesta quarta-feira, a tarja “47 dias Sob censura”.

O próprio Estadão publica matéria, cujo título é: “TJ declara juiz suspeito, mas mantém censura ao ‘Estado’. O texto afirma:

O desembargador Dácio Vieira, que proibiu o Estado de publicar reportagens sobre operação da Polícia Federal a respeito da família Sarney, foi afastado do processo pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Segundo a decisão, Vieira não tinha mais isenção para continuar no caso, do qual era relatar, já que criticou o jornal ao ser questionado pelos advogados do Estado sobre sua suposta amizade com os Sarneys. Os pares de Vieira não aceitaram a exceção de suspeição pelo alegado vínculo do desembargador com os Sarneys. Se essa exceção de suspeição tivesse sido aceita, a publicação de reportagens estaria liberada. Mas, como Vieira perdeu a isenção somente depois de ter tomado a decisão contra o jornal, a censura está mantida e terá de ser analisada pelo novo relator.

Fonte: RSurgente

Nenhum comentário: