20.10.08

O PODER TEME O PODER DAS MÁSCARAS

Dispondo, desde o início, da informação de que a Brigada Militar iria baixar a porrada nos participantes da Marcha do Sem, o Fotonaldo (fotógrafo de Zerolândia) passou todo o tempo em cima do caminhão de som utilizado pelas lideranças. Assim, o carinha não só conseguiu “boas fotos” como também não correu nenhum risco de sair ferido com algumas das bombas lançadas pela polícia. Ou de tomar uma porrada na correria. É “estranho”(?) que as fotos mostrem a ação da Brigada, mas de nenhum manifestante levando porrada ou ferido. Fotos que possibilitem indentificar participantes da marcha deve ter um monte. “Nenhuma”(?) identificando políciais espancando ou lançando bombas. Nada é por obra do Divino Espírito Santo nesse showrnalismo, criminoso. O Fotonaldo não tem diploma. Começou como contínuo da redação. Não deve ter lido um único livro na vida. Mas é inaltecido nos cursinhos de “comunicologia” e já ganhou alguns prêmios ARI-Gó, da Associação Riograndense de Imprensa. Tem platéia garantida no Sindicato dos Jornalistas do RS.É estranho, também, o fato de que o cara passa todo o tempo grudado no telefone celular. Não há nenhuma razão (showrnalística) para estar em contato permanente com o seu editor ou com qualquer pessoa da redação. Nem tão pouco, num clima de tensão, estar de papo com a namorada. O Fotonaldo é um agente disfarçado de fotógrafo. Ele é tri ”malandro.”
Jornalistas não vinculados à mídia corporativa, cuja atividade foi realizada no chão, foram tratados com truculência. Enquanto a porrada comia solta, diaristas, pagos pelo PT, sacodiam suas bandeirolas no Largo Glênio Peres e na esquina democrática, no centro de Porto Alegre. É triste.
Ainda sobre o conflito. Segundo o coronel Mendes, comandante da Brigada, a “manifestação não foi ordeira nem pacífica. Os envolvidos simplesmente partiram para cima da Brigada, que não teve outra saída senão reagir (…) o motorista do caminhão de som possou por cima dos PMs (…)Também quebraram um escudo da Brigada e usaram pedras, paus e banderias pontiagudos e cobriram o rosto.”
O poder teme o poder das máscaras. Esta é uma idéia zapatista. Os movimentos sociais precisam perder toda a ilusão de que vivemos em plena democracia. Os manifestantes precisam retomar algumas das práticas dos tempos da ditadura. Não é por acaso que as polícias mais violentas do país, em todos os sentidos, são de Estados governados pelo PSDB. Serra e Yeda são a vanguarda da repressão. Aqui, amplamente, apoiados pelo PRBS.Na junção das duas imagens - governadora na pág.12 de Zerolândia - temos a idéia do bê-á-bá básico do governo Yeda, porrada.
Entenda que não há transformação, revolução, luta, caminho, saída. Você é que comanda a sua própria vida. Sua liberdade é inviolável e se complementa com a liberdade dos outros. Lute por uma política de sonhos. Espalhe muitos panfletos em lugares - públicos e privados - onde em algum momento você teve uma revelação ou viveu uma experiência sexual. Fique nu para simbolizar algo. Participe, intensamente, da preparação de uma greve protestando por eles não estarem satisfazendo sua necessidade de indolência, de ócio.
Não reivindique porra nenhuma. Só vandalize.

Só pra não perder a oportunidade: o Causowagner não dispõem de informações privilegiadas do MST.
Fonte: Blog Ponto de Vista

Nenhum comentário: