3.9.08

A verdadeira “fonte da informação”







RBS faz jogo duro com os fatos
Todos os grandes jornais brasileiros hoje trazem na capa o presidente Lula e a ministra Rousseff de macacão cenoura e as mãos lambuzadas de óleo do pré-sal, no campo-teste de Jubarte no Espírito Santo.
Mesmo que mais contrariados que gato a cabresto, o PIG teve que se curvar aos fatos, inclusive mostrando a imagem da ministra-chefe da Casa Civil, virtual candidata de Lula à sucessão presidencial de 2010. Menos ZH de Porto Alegre. O órgão da RBS não só ocultou a ministra-candidata como estampou uma fotografia de Lula com cara de quem viu a Ana Amélia acordando (ou seria a Míriam Leitão?).
A RBS, assim, faz justiça ao slogan que criou para os seus veículos, “a fonte da informação”. De fato, nesta empresa midiática a informação não brota diretamente do fato, mas das editorias dos seus diversos veículos. E como os editores comumente se engalfinham com os fatos, o resultado é este aí – um desastre jornalístico mitigado por artifícios de press-magazine (de oitava categoria) com dezenas de penduricalhos sub voltados a segmentos de consumidores (mascotes, jovens, infância, moda feminina, decoração de interiores, carros & motos, turismo de classe média, etc).

Nenhum comentário: