O presidente Lula veio ontem ao Estado para inaugurar uma plataforma petrolífera construída no Pólo Naval de Rio Grande. A estimativa total de investimentos alcança quase dez bilhões de dólares, somente na Metade Sul do RS, uma vez que prevê a construção de outra plataforma, a P-55, e inúmeros equipamentos para prospecção e exploração de óleo em águas profundas, inclusive no pré-sal.
Enquanto isso, o jornal Zero Hora não consegue esconder ressentimentos expressos no tratamento figadal que dá ao fato jornalístico.
Haja vista a capa do principal diário da RBS, onde o novo laço da mitificada estátua do “Laçador” recebe tratamento mais amplo e generoso que a visita do presidente Lula ao Estado, classificando a notícia com um tom político-eleitoral, ao dizer que Lula “batiza um projeto político na Metade Sul”. O texto, no interior do jornal, não explica por que e como o presidente “batiza um projeto político”.
Mas vejamos as pequenas pérolas da fala de pigmeu ressentido, estampado
Lula [...] ambiciona um governo que perdure além de seus dois mandatos. [...]
Lula se outorgou o título de defensor dos pobres. [...]
Lula amplifica seus objetivos, usando a eleição municipal como trampolim para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. [...]
Quanto menos oposição, melhor para os projetos futuros de Lula. [...]
Lula descobriu nas reservas subterrâneas o palanque perfeito para engatilhar seu discurso ufanista em torno do petróleo. [...]
Lula tenta se apresentar como o fiador do ciclo do petróleo. [...]
Como se vê, o texto não precisa de coerência interna, nexo ou verossimilhança com a realidade dos fatos, pinga copiosamente a secreção biliosa que escapa ao domínio da razão e do real.
Fonte: Diário Gauche
Nenhum comentário:
Postar um comentário