25.1.09

Agências que atuam em Gaza protestam contra a BBC

Sede da BBC em Londres
Pena que a moda não pega por aqui! Lemos, no blog do Omar, que, em Londres, 200 pessoas se reuniram em frente a BBC para reclamar de sua editoria, que se negou a veicular mensagem de apelo humanitário para os residentes na Faixa de Gaza.

Motivo: manter a condição de imparcialidade na sua programação pela qual a BBC é reconhecida internacionalmente.

Aqui, cabe um destaque. Entendemos que não existe imparcialidade na mídia, uma vez que a escolha da pauta já propõe um recorte naquilo que é ou não notícia, ou entretenimento. No caso da BBC, no entanto, reconhecemos a diversidade da pauta e a busca de uma produção de qualidade tanto do conteúdo, como na sua apresentação.

Desta forma, entendemos que a mobilização se deu em virtude de uma decisão parcial da editoria da empresa de televisão pública respeitadíssima pelo seu público. Tanto é assim, que o presidente da Iniciativa Muçulmana Britânica, Mohammed Sawalha, afirmou que a BBC "deveria se envergonhar da cobertura sobre a agressão de Israel”.

A notícia da mobilização é encontrada na própria página da BBC/Brasil. E, segundo o Omar em seu blog: A publicação dessa notícia no próprio sítio da BBC deixa margem a algumas interpretações. Uma delas é de que parece haver uma disputa a respeito de sua linha editorial, pelo qual concordamos plenamente.

Nenhum comentário: