25.5.09

Fogaça: coadjuvante faltoso e protagonista de uma farsa


ZH mente que o prefeito furreca vai despoluir o Guaíba

A pauta de mobilizações/reivindicações dos sindicatos e movimentos sociais precisam considerar o papel (deletério) do jornal Zero Hora, e de resto os demais veículos do grupo RBS, na construção de subjetividades favoráveis aos dirigentes político-administrativos da direita guasca.

É inegável que a governadora Yeda Crusius é uma criatura inteiramente esculpida nas oficinas e redações do grupo RBS. Senão, como explicar que uma deputada do terceiro time do Congresso iria se eleger no Rio Grande através de um partido nanico e pouco expressivo como o PSDB? Ela, Yeda, que de medíocre professora de Economia fora guindada, anos atrás, a comentarista televisiva da inflação dos tomates e leguminosas de feira livre.

Vejam o caso do prefeito José Fogaça, um prefeito furreca de Porto Alegre, que não pode apresentar uma única obra consistente de autoria de sua administração, se reelege para mais quatro anos de uma gestão tão vibrante quanto o canto das corujas.

E como age concretamente a RBS? Ora, publica matérias como esta (ver fac-símile acima).

O incauto que a lê, introjeta a idéia que Fogaça é “o cara”. Ele trabalha para despoluir o Guaíba. O impensável está para acontecer: viveremos numa cidade, banhada por águas límpidas, potáveis e balneáveis. Tudo graças ao prefeito José Fogaça, à sua ação administrativa dinâmica e renovadora.

Mas examinemos melhor a verdade dos fatos (encoberta por ZH): Custo do projeto: 586,6 milhões de reais. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre aporta somente 67,1 milhões de reais. O projeto é anterior à gestão de Fogaça, que por sua vez está com obras em atraso (a chamada contrapartida do município). Os recursos se originam do PAC (governo federal) e da Caixa Econômica (instituição federal de fomento), bem como do Banco Interamericano de Desenvolvimento (que recebe aval e garantia da Secretaria do Tesouro, do governo federal).

Fogaça – a rigor, no frigir dos ovos – é um mero coadjuvante do projeto de despoluição do Guaíba. Aliás, um coadjuvante faltoso, porque não está cumprindo a contento com as suas tarefas e obrigações de coadjuvante. Ainda assim, a RBS apresenta-o como protagonista.

Protagonista de uma farsa.

Nenhum comentário: