12.8.08

Ainda sobre afirmar, em manchetes, algo que não estaria claro em entrevistas

Fonte: La Vieja Bruja

Pois não é que falando em afirmar, em manchetes, algo que não estaria claro em entrevistas, La Vieja lembrou de um recente episódio envolvendo o íntegro Grupo RBS, no qual uma determinada entrevista concedida ao jornal Zero Hora não sustenta as afirmações que são feitas na manchete da reportagem que a ela se refere?
Pois bem, passemos aos fatos.
Eis que La Vieja, na última sexta-feira, 01, como quem não quer nada, corria os olhos sobre as manchetes da "edição impressa virtual" de ZH. Qual não foi sua surpresa, imaginem os senhores, quando se deparou com a seguinte afirmação:A primeira reação de La Vieja, quase instintiva, foi questionar o grau de comprometimento do suposto aliado com a causa da reforma agrária no Brasil. Ninguém que se diga aliado de causas populares pode se dar ao luxo de ignorar o esforço diário da mídia tupiniquim, e principalmente do jornaleco da Azenha, pela conquista da hegemonia no imaginário coletivo, construção simbólica que se dá, sobretudo, no terreno da velha e boa semântica, através da elaboração de sofismas, omissões, dissimulações, eufemismos e da construção de conceitos capazes de corroborar crenças irrefletidas. E a Zero Hora, bem sabem os senhores, independentemente do que a ela se declare na mais pura boa-fé, criminaliza ou caricaturiza os movimentos sociais, uma vez que sua função é escamotear os conflitos de classe gaudérios, o que equivale, vale dizer, ao encobrimento da luta de classes no modo de produção capitalista. Daí, então, a surpresa de La Vieja com a suposta declaração do hipotético ativista social, extremamente ingênua na mais caridosa das conjecturas.
Sua segunda reação, evidentemente, foi conferir se a referida manchete - "MST irrita aliado com vandalismo em invasão" -, bem como a reportagem que a ela se seguia, descreviam adequadamente as declarações do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Mozar Dietrich, e se de fato havia sido o suposto ato de vandalismo o responsável pela alteração de seu estado de espírito. La Vieja queria saber, ao fim e ao cabo, tanto (i) se Dietrich se irritara com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em função do suposto ato de vandalismo, quanto, por conseguinte, (ii) se ZH afirmava, em sua manchete, algo que havia ficado claro na entrevista por ele concedida.
Ora, pois não é que não se tratava de nada disso? Nem Dietrich havia se irritado com o suposto ato de vandalismo e nem ZH afirmava, em sua manchete, algo que havia ficado claro na entrevista por ele concedida.
Sim, caros leitores. A empresa que hoje se exaspera com manchetes que supostamente distorcem entrevistas recorreu a esse expediente recentemente, e isso a fim de, mais uma vez, criminalizar um movimento social.
Continue a leitura AQUI.

Nenhum comentário: